Tractos

Soraya Braz e Fabio FON  · Ações para criação de mapas tátil-sonoro-interativos · 2015-2016

Pensando no público enquanto ativo criador, o premiado projeto propõe a criação de cartografias afetivas na construção de mapas tátil-sonoro-interativos.

Acesse a página do projeto Tractos: https://tractos.fabiofon.com

Tractos é uma ação em arte e tecnologia dos artistas Soraya Braz e Fabio FON a ser inicialmente desenvolvida em regiões limítrofes urbanas. Chamamos de limítrofes as regiões que, em virtude da dispersão da cidade, desenvolvem características urbanas singulares. Este projeto busca problematizar este contexto a partir de criações em arte e tecnologia que equacionam um imaginário das pessoas que vivem nestas regiões, as possibilidades criativas de dispositivos tecnológicos e as potencialidades poéticas de representação destes lugares. A ação proposta se desenvolve resumidamente dentro do seguinte plano: os artistas proponentes elegerão regiões da região metropolitana de São Paulo com as características já descritas; em cada uma destas regiões se desenvolverão workshops com intuito de criar diferentes mapas tátil-sonoro-interativos a partir do imaginário dos participantes; este imaginário se circunstanciará em sons a serem coletados na região e em mapas a serem desenhados.

Os mapas tátil-sonoro-interativos são plataformas de criação baseada no toque físico do espectador/interagente diretamente na obra, disparando sons inseridos em um sistema baseado em programação computacional e que referenciam a um território. Os mapas criados por Tractos são produzidos com grafite sobre papel.

Neste vídeo, você pode entender melhor o que é que acontece quando se toca um dos mapas tátil-sonoro-interativos.  Aqui temos a exibição do mapa produzido pelo workshop na região do Grajaú, São Paulo.

Este projeto foi premiado no Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no âmbito do Edital n. 33/2014 – Projetos Especiais – Moda, Artesanato e Cultura Digital.

PARCEIROS E PARTICIPANTES

EMBU DAS ARTES (SP)
UNIFESP – Campus Avançado de Extensão de Embu das Artes
A produção do mapa do Tractos Embu das Artes contou com a colaboração de Bene Gomes. Participantes do workshop realizado entre maio e junho de 2015:
Maria Benedita Gomes da Silva, Cleide Silvina da Silva, Rosana de Lima, Laudicéia Souza da Cruz.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 15 de setembro de 2015, na Escola Estadual Adrião Bernardes, Ilha do Bororé, São Paulo.

GRAJAÚ (SP)
Casa de Cultura do Grajaú Palhaço Carequinha
Com a colaboração do Programa Escola Livre da ONG Comunidade Cidadã. Participantes do workshop realizado em julho de 2015:
Aparecida Almeida T. Santos, Davi Salgado de Souza, Diane de Lapietra, Emillie Bispo dos Santos, Gabriel Soares da Silva, Gabriela Fernandes P. de Lima, Julia Gandra da Silva, Lucas Martin Silva, Maria Eduarda Almeida Fernandes, Monique Verissimo Franca, Roberto Vicente dos Santos Filho, Sâmella Vitória Gomes, Thais Fernanda G. de Lima, Victória Aparecida Pacheco Costa Martins.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 02 de agosto de 2015.

ITAQUERA (SP)
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Participantes do workshop realizado em agosto de 2015:
Andrew Gabriel Silva Miranda, Bruno dos Santos Sena, João Vitor Santos, Marcelo Carlos, Marjorie Ferreira Diniz de Mello e Yasmin Cristina Piva de Souza.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 19 de setembro de 2015.

ILHA DO BORORÉ (SP)
Casa Ecoativa
Participantes do workshop realizado entre setembro e outubro de 2015:
Yuri Lima França, José Henrique Ribeiro de Amarante, Nathan Guimarães de Paula, Jonathan Vieira Martins dos Santos, Gabriel de Oliveira Nogueira, Valéria Melissa Moreira da Silva, Pedro Henrique da S. Costa e Wesley T. Santana Rocha.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 24 de outubro de 2015.

VILA MARIANA (SP)
SESC Vila Mariana
Participantes do workshop realizado entre maio e junho de 2016:
Ricardo Daniel da Silva e Amaia Mendoza.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 11 de junho de 2016.

POMPÉIA (SP)
SESC Pompéia
Participantes do workshop realizado entre julho e agosto de 2016:
Camila Schiabel, Cleber Gazana, Naige Reis Gonçalves e Rosângela Macedo .
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 20 de agosto de 2016.

CUIABÁ (MT)
SESC Arsenal
Participantes do workshop realizado entre os dias 20 e 24 de setembro de 2016:
Amilton Martins (Tompires), Eliete Borges Lopes, Gláucia Oliveira da Silva, Mari Gemma De La Cruz, Mirela Melo e Yuri Kopcak.
Exibição do mapa tátil-sonoro-interativo em 24 de setembro de 2016.