O LIVRO

Este livro é distribuído gratuitamente graças ao Prêmio do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo em 2015.

Mentira de Artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo de Fabio Oliveira Nunes (Fabio FON) aborda um universo de obras de arte contemporânea que se passam por aquilo que elas não são. Aqui, os artistas recorrem a formas que visam despistar a real natureza de suas proposições inserindo-as como parte de um contexto: podem fazer uso de personas (assume-se uma existência alternativa), criar instituições fictícias (como empresas, por exemplo), gerar situações ambíguas ou lançarem-se em outras práticas que, em regra, acontecem fora dos ambientes habituais das artes. Estas práticas dialogam com uma “cultura do fake”, que remonta aos pseudônimos de criadores de várias épocas e a situações que explicitam nossa capacidade de validar o que é ficção e realidade no mundo atual. Desta forma, busca-se notar a disposição sistêmica destas ações nos ambientes que elegem. Isso nos permite discorrer sobre a ideia de contexto na arte e seus desdobramentos relacionais. Parte-se da premissa que estas ações artísticas propiciam um olhar crítico sobre os ecossistemas que elegem nos fazendo repensar o mundo em que vivemos. Além disso, são disparadoras de uma nova atenção, na tentativa de atingir o domínio das micropolíticas, das dimensões tecnorelacionais, do diálogo social das intersecções entre arte e tecnologia; constituem-se especialmente em formas emergentes resultantes das contaminações entre arte, comunicação e tecnologia e da relativização dos limites entre os ambientes da arte e da vida. A partir do desenvolvimento destes pontos de reflexão busca-se realizar um mapeamento de obras de artistas contemporâneos estrangeiros e brasileiros em uma gama de meios e contextos.

O livro conta com o prefácio do Prof. Dr. Miguel Gally (Universidade de Brasília) e texto de orelha do Prof. Dr. Milton Sogabe (Universidade Estadual Paulista).

ÍNDICE

Prefácio por Miguel Gally
Introdução

Capítulo 1. Mentiras e sistemas
Fake!
Arte contextual
Uma relação ecológica
Midiatização
Arte e tecnologia

Capítulo 2. Negócio de artista
Superficções
Ciberespaço
Repensando o mundo dos negócios
Ambiguidade do tecnologicamente possível

Capítulo 3. Personas de artista
Alteridade
Personas criadoras coletivas
A criação de Alteria
Personas de Alteria

Capítulo 4. Mentiras de robôs
Teste de Turing
Robôs de conversação
Em vez de criar objetos, criar artistas
Robôs que se passam por artistas

Capítulo 5. Artista de mentira
Eliza
Conversa de artista
Mimo Steim, ele mesmo
Mimo fala sobre o que?

Questões finais
Referências

Cosmogonias Elétricas, 2016.
ISBN: 978-85-921323-0-9

o autor

FABIO OLIVEIRA NUNES (FABIO FON)
Possui graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (2000), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Entre seus estudos, destaca-se CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia, livro publicado pela Editora Perspectiva, em 2010. É também integrante do grupo de pesquisa cAt: Ciência/ARTE/Tecnologia do IA/UNESP. É artista multimídia, tendo realizado trabalhos em diferentes linguagens tais como instalações, intervenções artísticas, poesia digital e sites de web arte. Entre suas criações artísticas destacam-se: ROAMING (2007), painel eletrônico realizado conjuntamente com a artista Soraya Braz; FREAKPEDIA (2007), trabalho de web arte realizado conjuntamente com o artista Edgar Franco; MIMO STEIM – O ARTISTA ESTAH TELEPRESENTE (2014), robô de conversação baseado em uma persona de artista performático; seguem-se outros trabalhos realizados conjuntamente com a artista Soraya Braz tais como, CAPTAS (2009), intervenção móvel-urbana, VIA INVISÍVEL (2011), intervenção realizada nas estações de metrô da Av. Paulista, em São Paulo e ainda, DELIBERATOR (2014), obra de impressão 3D. Fábio Oliveira Nunes já participou como artista e/ou palestrante em importantes eventos em diferentes estados do Brasil e no exterior, tais como, Encontro de Arte e Tecnologia (Brasília), Campus Party (São Paulo), FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), FACTORS – Festival de Arte, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Santa Maria, RS), ARTECH – International Conference on Digital Arts (Faro, Portugal) e Congresso CSO – Criadores sobre outras obras (Lisboa).

Site pessoal de FABIO FON: https://www.fabiofon.com

o ‘FILME’

COMO CRIAR MENTIRAS DE ARTISTA?‘ NA #CULTURAEMCASA

Em 2021 o autor Fabio Oliveira Nunes (Fabio FON) gravou em vídeo “Como criar mentiras de artista?” que retoma as discussões do livro ‘Mentira de artista’, resgatando várias das obras descritas na publicação impressa e trazendo também obras mais recentes na perspectiva de serem trabalhos “se passam por aquilo que eles não são”. O projeto recebeu apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC 39/2020) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e estreou em 2022 na plataforma pública de streaming #CulturaEmCasa, na qual você poderá assistir ao vídeo gratuitamente. A fala se inicia a partir dos 2 minutos iniciais.

CURTA NO FACEBOOK!