Logo
2007
Web Arte
 
VEJA TAMBÉM

NÓISGRANDE
ARTERIV & Balalaica
Artéria 8
Grampo

A Freakpedia, de Edgar Franco e Fábio Oliveira Nunes, é um site de web arte produzido através da tecnologia Wiki, conhecida por permitir a edição de conteúdos e publicação instantânea através de qualquer browser para a Rede Internet. A tecnologia Wiki ficou conhecida por meio da Wikipédia – enciclopédia de caráter colaborativo, disponível através da rede Internet – que se autodenomina uma “enciclopédia livre”. Porém, há que se observar que o “livre” presente em seu subtítulo se restringe apenas ao uso de software livre – ou seja, sem restrições de direitos de autor.

A liberdade aparentemente proclamada na enciclopédia é desfeita a partir da prática constante, realizada por meio de seus editores-administradores, de colocar verbetes inseridos pelos usuários em processos de eliminação: tudo aquilo que eles acreditam não ter “relevância” suficiente para permanecer no interior de sua magnífica publicação está sujeito a ser eliminado e estar banido permanentemente. Nesta prática não há critérios bem definidos e muitas vezes, essa eliminação está sujeita ao repertório pessoal e o desconhecimento dos assuntos tratados.

Após algumas eliminações – no qual estiveram envolvidas algumas das produções dos autores Edgar Franco e Fábio Oliveira Nunes – surgiu a idéia de criar um espaço em que a relevância não é motivo de censura, aliás, um espaço realmente livre – excluindo-se apenas conteúdos que possuam restrições de direitos autorais. Daí, surge a Freakpedia, uma enciclopédia pautada por verbetes sem qualquer importância. Na Freakpedia abre-se espaço para falar das pequenas coisas, daquilo que possui importância muito pessoal e que não possui qualquer pretensão grandiosa. Tudo que estiver ali presente, é obrigatoriamente insignificante. Assim como na Wikipédia, qualquer internauta está livre para publicar verbetes e editar verbetes já existentes, basta que inscreva-se no site.

Em 2008, o site fez parte da seleção Media Art do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, entre os dias 05 e 31 de agosto.

O endereço da Freakpedia é: http://www.freakpedia.org .

 


Artigo "Freakpedia: A Ironia da Liberdade", de Fábio Oliveira Nunes e Edgar Franco - Maio/07 (.pdf)