A enciclopédia fast-food

16 julho 2007 | Referências | Sem Comentários! Participe!
Última modificação: 21 setembro 2007 @ 11:12

 

  

Continuamos discutindo a Wikipédia e suas restrições, apresentando agora um percurso crítico sobre a tão conhecida enciclopédia eletrônica.

Fácil, como CTRL+C e CTRL+V

Um texto que merece leitura está presente no site da revista CartaCapital, intitulado Referência fast-food, que aborda didaticamente as falhas da “rápida, até demais” enciclopédia. Antonio Costa começa apresentando as fantásticas opiniões dos participantes da comunidade do Orkut “Eu só faço trabalho com a Wikipédia”, que exaltam as facilidades de fazer trabalhos só com o uso do CTRL+C e CTRL+V. Tão fácil e rápido, como o próprio termo originalmente havaiano Wiki se propõe ser.

Ainda sobre conteúdos e sua legitimidade, há também o artigo de Janer Cristaldo: O que a Wikipedia não conta.

Os xerifes em xeque

Alex Hubner apresenta um artigo em que observa usuários da enciclopédia que se ocupam exclusivamente em serem vigilantes de conteúdos presentes, o que seria até positivo se não fosse obsessivo. Os administradores acabam se tornando elementos com poderes especiais dentro do que deveria ser uma comunidade plana e não-hierárquica. Presente no site CFGigolô: Cuidado com os xerifes da Wikipédia. No mesmo site, é possível ter uma lista de outras diversas referências neste mesmo sentido. Mais recentemente, Hubner publicou também outro texto sobre a “xenofobia” dos wikipedistas no site Webinsider: O papel do administrador e o conteúdo na Wikipédia .

Um site que merece a visita de todos aqueles que já foram injustiçados pela política restritiva da Wikipédia é o blog Wikipolítica: http://wikipolitica.blogspot.com . Um interessante espaço de notícias sobre posturas de administradores, votações e referências na imprensa.

Freakpedia, a insignificante

Agora, é sempre de grande importância lembrar das pessoas daqueles que nos auxiliam na realização de nossos projetos. Na produção da FREAKPEDIA – projeto de web arte co-realizado com Edgar Franco – as seguintes pessoas merecem os nossos agradecimentos especiais: Soraya Braz, Andrei Thomaz, Diniz Júnior, Vivian Puxian, Gazy Andraus e a todos que ajudaram a aprimorar a versão ALFA da nossa insignificante enciclopédia. Agradeço também a todos os amigos que estão nos apoiando neste projeto, divulgando e inserindo novos verbetes.

E sempre é bom lembrar também: a FREAKPEDIA – em versão BETA –  continua aguardando as suas contribuições: http://www.freakpedia.org/ . Acesse já!

Fábio Oliveira Nunes

 

 

Puxa, os comentários estão encerrados.