Realidade aumentada em Posthuman Tantra

14 junho 2010 | Mixórdia | Sem Comentários! Participe!
Última modificação: 12 fevereiro 2011 @ 13:07

posthuman.jpg 

A banda Posthuman Tantra, projeto musical capitaneado por Edgar Franco – artista multimídia, doutor em artes pela USP e professor do Mestrado em Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG em Goiânia, realizou duas apresentações ao vivo recentemente marcando o lançamento de seu novo CD “Transhuman Reconnection Ecstasy” pela gravadora Suíça Legatus Records. As performances multimídia utilizaram recursos de realidade aumentada para encenar as mutações do músico Edgar Franco em suas criaturas pós-humanas. O Posthuman Tantra é uma das bandas pioneiras no mundo a utilizar esses recursos em um show.

O primeiro show aconteceu durante o Woodgothic Festival 2010, principal festival brasileiro dedicado aos gêneros gótico e darkwave. O evento contou com 22 atrações entre bandas e DJs incluindo convidados especiais da Alemanha, França e Chile. O Posthuman Tantra se apresentou no dia 04 de junho de 2010. Além de vídeos exclusivos para as músicas, a performance incluiu os efeitos de realidade aumentada em duas músicas: Na faixa Cyberpagelança – na qual surgem tentáculos na forma de serpentes nas costas do músico Edgar Franco, e na faixa “Transhuman Werewolf’s Mutation” em que o rosto do músico toma a forma de uma de suas criaturas humanimais. Para a realização e criação dos efeitos em RA Edgar Franco contou com o auxílio inestimável de equipe de alunos e profissionais ligados ao grupo de pesquisa “Criação e Ciberarte” coordenado por ele.

A segunda apresentação aconteceu durante o III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, no auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG – em Goiânia, no dia 10 de junho de 2010. A performance ao vivo incluiu os mesmos efeitos de  realidade aumentada (RA) do primeiro show  e contou ainda com a participação especial da performer Aline Bueno.
  

Edgar Franco
 

 

Puxa, os comentários estão encerrados.