Arquivos sob  "Referências" (RSS)

Tractos na Revista da Cultura

22 janeiro 2016 | Eu!, Referências | Comentários desativados em Tractos na Revista da Cultura

revistadacultura_low

Neste mês, a Edição 102 da Revista da Cultura, publicação distribuída gratuitamente nas lojas da Livraria Cultura, indica o Projeto Tractos, de Fabio FON e Soraya Braz, junto a outras iniciativas “que trazem novos significados para a arte contemporânea, colocando o espectador no cerne da ação interativa”. A edição pode ser acessada na web: http://www.livrariacultura.com.br/revistadacultura/edc102 .

 

Dossiê PORTO ARTE de Web Arte

16 março 2011 | Referências, textos, web arte | Comentários desativados em Dossiê PORTO ARTE de Web Arte

A Revista PORTO ARTE do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em seu número 28, discute questões em torno da WEB ARTE, em um dossiê especial.  O número apresenta artigos de diversos pesquisadores do tema como: Gilbertto Prado, Silvia Laurentiz, Christine Mello e Maria Amélia Bulhões. Há também um texto meu, chamado “Reflexões sobre a web arte em novos contextos”.

Acesse: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/index .

 

 

Revista de arte, mídia e política lança novo número

29 maio 2010 | arte mídia, Referências, textos | Comentários desativados em Revista de arte, mídia e política lança novo número

A Revista Aurora da PUC-SP lança seu novo número (maio de 2010), com diversos textos que discutem política, arte e a relação de ambas com a tecnologia e mídias, além de ensaios visuais. Disponível através do endereço: http://www.pucsp.br/revistaaurora/ed8_v_maio_2010/.

Entre os artigos selecionados para esta edição está o artigo “Da ruptura ao esclarecimento:a crítica da tecnologia em trabalhos de artemídia”, de minha autoria. Confira lá.

Grandes Ovos Negros

18 dezembro 2009 | Referências, textos, Web | Comentários desativados em Grandes Ovos Negros

Para mim, pessoalmente, o ano de 2009 foi uma seqüência de muitas surpresas. Uma delas, que merece crédito é ter tido acesso a Grandes Ovos Negros, publicação subversiva e de caráter anônimo, escrita por algum “tipo esquisito da faculdade de artes” (como assim se apresenta) e disponibilizada na rede Internet.

Ainda que demande algum tempo de espera de seu download – devido ao arquivo em alta resolução – vale muito a pena observar os textos que relacionam a prática de plágio, a cultura de massa e o mercado, nas entrelinhas discussões contemporâneas de autoria, diluição cultural, informação e mercadoria em tempos de Internet. Aliás, a própria publicação se apresenta como forma-conteúdo destas discussões, se apropriando de textos alheios.

Curiosamente, o texto “O advento da salsicha” é um dos ensaios mais originais que li este ano, com uma interessante analogia entre comida e cultura.

 http://dedos.info/gon/GON.pdf

Fábio Oliveira Nunes

 

 

 

Verbivocovisual 2.0: um percurso em conglomerados poéticos no ciberespaço

12 outubro 2008 | poesia digital, Referências, Web | Comentários desativados em Verbivocovisual 2.0: um percurso em conglomerados poéticos no ciberespaço

A poesia concreta – em seu plano-piloto – cria um novo paradigma em que se desfruta das vantagens da comunicação não-verbal sem abdicar da palavra, das coincidências do verbal e não-verbal e da imanência das estruturas-conteúdo. A rede, este espaço intersemiótico por excelência é também um campo compartilhado. Diversos conglomerados – de participantes conhecidos e desconhecidos – reverberam as conquistas concretas alcançando novos significados no ciberespaço.

Fábio Oliveira Nunes

 

Pontos do percurso Verbivocovisual 2.0

1. Augusto de Campos, Verbivocovisual por excelência

2. Sígnica – Um balaio da era pós-verso (apesar do verso) – 2001

3. ÚTERO portanto COSMOS, Agnus Valente e Nardo Germano (org.), 2003-2007

4. Errática, André Vallias e Eucanaã Ferraz (org.)

5. VENDOGRATUITAMENTE.COM, de Agnus Valente, 2006.

6. Balalaica, Nomuque Edições e Estúdio OM, 1979-2006

7. ARTERIV, Nomuque Edições, 1980-2006

8. Artéria 8, Omar Khouri e Fábio Oliveira Nunes (org.), 2003

9. Community of Words, de Silvia Laurentiz e Martha Gabriel, 2005

 

 

 

A Era Digital na RUA

1 outubro 2008 | Referências, textos | Comentários desativados em A Era Digital na RUA

O site da RUA – Revista Universitária do Audiovisual da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) traz um dossiê especial (#01) sobre “A era digital e seus desdobramentos estéticos” com diversos artigos de importantes pesquisadores e artistas como Sérgio Bairon, Fernando L. Fogliano, Rosangella Leote, Edgar Franco, Gilbertto Prado, Cleomar Rocha e outros vários nomes, sobre temas como fotografia, cinema, Internet, arte eletrônica, som e música. Há também um texto meu sobre a “Apropriação crítica dos novos meios“.

Para acessar a RUA: http://www.ufscar.br/rua .

 

 

 

Diários de Orwell em blog

14 setembro 2008 | ficção científica, Referências | Comentários desativados em Diários de Orwell em blog

 

 

Os diários de George Orwell, famoso autor do livro 1984 (1949), serão publicados em seu “tempo real”. O blog, iniciativa do Instituto Orwell Prize que marca o 70º aniversário dos diários do autor, terá os textos publicados na íntegra e será alimentado durante quatro anos, período similar ao que o autor os escreveu (de 1938 a 1942). Além de 1984 (onde apresenta um mundo controlado pela tecnologia), Orwell é também conhecido pelo célebre Revolução dos Bichos (1945).

http://orwelldiaries.wordpress.com/
 

 

Ready-mades no MAM-SP

15 julho 2008 | Referências | Comentários desativados em Ready-mades no MAM-SP

 

Marcel Duchamp possui um papel fundamental para a noção da arte enquanto pensamento – e não apenas como ação “retiniana” como o próprio artista gostava de mencionar. Para Duchamp, a ação da arte não estaria apenas no olho e sim na mente, no conceito, na idéia fundamentalmente. Então, nada mais conceitual do que os seus Ready-mades – objetos que seriam apenas escolhidos (distantes aí de um “gosto pessoal”) e expostos com nenhuma (ou mínima) interferência do gesto. Não que Duchamp fosse algum avesso ao ato de pintar – muito pelo contrário: basta lembrar de Nu descendo a escada, célebre na representação do movimento. Se pararmos para observar os conceitualismos contemporâneos, desde a arte conceitual (a histórica) até as práticas artísticas ligadas aos novos meios que ainda privilegiam a idéia e o processo, que discutem original e reprodutibilidade ou que estabelecem poéticas de referências diretas à própria história da arte, a conclusão é inevitável: Duchamp é sem dúvida, o artista mais importante do século XX.

No Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), de 15 de julho a 21 de setembro será possível ver a exposição “Marcel Duchamp: uma Obra que não é uma obra ‘de Arte’”, que está sendo considerada a maior já realizada do artista, em São Paulo.

Veja mais em:
http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/06/29/ult4326u979.jhtm

 

 

Luisa Paraguai no Upgrade! São Paulo

14 abril 2008 | arte mídia, Referências | Comentários desativados em Luisa Paraguai no Upgrade! São Paulo

O próximo encontro do pólo paulistano da rede Upgrade! terá a presença da artista multimídia Luisa Paraguai Donati com a apresentação “Computadores Vestíveis: Espacialidade, Experiência Sensória, Mediação”, que será no dia 26 de abril de 2008, sábado, às 10 horas. A pesquisa atual de Luisa procura refletir sobre as tecnologias móveis e diversos objetos/gadgets, especificamente os sistemas vestíveis, que exploram outras ordens/configurações do corpo no espaço, na medida em que introduzem um contexto digital que se justapõe/compõe ao domínio do físico e que trazem não apenas conseqüências sociais, mas outras dinâmicas espaciais e temporais de percepção e ação. Para contextualizar esta pesquisa serão apresentados projetos de vários artistas e as experiências pessoais que discutem o entendimento do corpo-espaço como um processo elaborado cultural e tecnologicamente.

O Upgrade! São Paulo acontece no I-People: R. Vergueiro, 727, 1º andar – São Paulo. Telefone: (11) 3341-4186  (ao lado da estação Vergueiro do Metrô)

Para a entrada pede-se 1Kg de alimento não perecível (arrecadação em favor da Creche Padre Mariano).

Inscrições – enviar mensagem de e-mail para secretaria@ipeople.com.br, informando nome e telefone. Vagas Limitadas.

Mais informações em: www.upgradesaopaulo.com.br
 

 

MOBILEFEST/FILMOBILE São Paulo

28 março 2008 | Referências | Comentários desativados em MOBILEFEST/FILMOBILE São Paulo

No dia 05 de abril de 2008, sábado, o MOBILEFEST – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel realizará o evento FILMOBILE São Paulo na sede do British Council, na capital paulista.

FILMOBILE é um projeto de rede desenvolvido na University of Westminster, e procura reunir a indústria de telefonia móvel, criadores de filmes e artistas trabalhando com dispositivos móveis. O evento será um encontro simultâneo via video conferência para discutir o impacto econômico e cultural trazido pelas novas tecnologias móveis e iniciar debates entre artistas e pesquisadores a mídia e a nova indústria móvel nos dois países.

Não é a primeira vez que isto acontece. Em dezembro de 2007 por ocasião do Seminário Internacional Mobilefest realizado simultaneamente no SESC Avenida Paulista e na Universidade de Westminster em Londres, as duas cidades estiveram unidas durante 4 horas por uma videoconferência que uniu os dois paises para discutirem os rumos da produção e distribuição de conteúdo com dispositivos móveis em nível global.

O evento apresentado pelo MOBILEFEST irá reunir intelectuais e artistas que irão se encontrar simultaneamente em São Paulo (British Council São Paulo) e Londres (The Old Lumiere Cinema).

Temas abordados:

Mobile Filmmaking
Mobile Participation
Mobile Stories

Programação disponível em:
http://www.mobilefest.com.br/blog/filmobile-sao-paulo-presented-by-mobilefest/

Vagas Limitadas:
Envie carta de intenção e breve curriculo para 2008@mobilefest.org

Local São Paulo:
The British Council – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros

Mais informações em: http://www.mobilefest.com.br .