Arquivos sob  "web arte" (RSS)

Web Arte na Bienal Internacional de Curitiba

9 September 2013 | artes visuais, web arte | Comments Off

Seleção de trabalhos presentes na Bienal Internacional de Curitiba, sob a curadoria da Profa. Dra. Maria Amélia Bulhões (UFRGS) até o dia 01 de dezembro: http://www.webarte.bienaldecuritiba.com.br/. Entre os destaques estão trabalhos célebres de artistas brasileiros, argentinos e norte-americanos.

 

 

Dois novos textos sobre web arte

28 September 2012 | textos, web arte | Comments Off

Como parte da atual pesquisa “Mimetismo: estratégia relacional em arte e tecnologia”, dois novos textos tratando das relações da web arte com a criação de espaços ambíguos na rede Internet acabam de ser publicados nos anais de dois importantes eventos da área de Artes: O FAKE NA WEB ARTE: INCURSÕES MIMÉTICAS NA PRODUÇÃO EM ARTE E TECNOLOGIA NA REDE INTERNET, publicado nos anais da 21º Encontro Nacional da ANPAP e EMPRESAS QUE NÃO QUEREM FAZER NEGÓCIOS: SUPERFICÇÕES CORPORATIVAS NA WEB ARTE, publicado nos anais do 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia – #11ART. A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

 

Dois novos sites em Web Arte no Brasil

20 August 2012 | Web, web arte | Comments Off

Dois novos sites estão presentes na pesquisa Web Arte no Brasil: Imaterial.net de Marília Coelho e Bruno Kurru e Tabuletas de Jackson Marinho e Fernando Aquino. Ambas as produções são do ano de 2011.
Acesse: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil.

 

 

Netscópio, repositório de arte na rede

1 May 2012 | web arte | Comments Off

Netscópio é um projeto destinado a preservar os trabalhos artísticos desenvolvidos para a rede Internet, uma espécie de museu “imaterial”. É uma iniciativa que envolve armazenamento e catalogação de diversos trabalhos, com maior destaque a trabalhos de artistas ibero-americanos. Netscópio possui diversas mostras disponíveis. A mais recente é “Intrusones”.

Para acessar: http://netescopio.meiac.es/ .

 

 

 

Web Arte na Campus Party 2012

8 February 2012 | Eu!, eventos, web arte | Comments Off

Nesta sexta-feira, dia 10/02, acontecerá na Campus Party Brasil 2012 a mesa redonda Experimentações Artísticas em Rede. A mesa faz parte das atividades da área de Artes Digitais no mega evento que acontece no Anhembi, em São Paulo. Estarei participando juntamente com os pesquisadores e professores da ECA-USP, Gilbertto Prado e Silvia Laurentiz.

Veja informações sobre a mesa na área de ARTES DIGITAIS da Campus Party. O acesso é restrito aos inscritos nas palestras do evento.

Experimentações artísticas em rede

Estética e interatividade: o usuário modifica o conteúdo do trabalho em tempo real e o transforma pela sua participação. Ao criar um trabalho de arte em rede, o objetivo é estabelecer relações com a sensibilidade do internauta, tornando a navegação uma experiência diferente. Conheça um pouco mais sobre esta forma de arte.

Participantes

Gilbertto Prado

Artista multimídia, professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA – USP. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Trabalha com arte em rede e instalações interativas, é coordenador do Grupo Poéticas Digitais.

Fábio Oliveira Nunes

Artista, designer digital e pesquisador em Arte e Tecnologia. Atuando, entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Dos seus estudos, destacam-se: web arte no Brasil, realizado a partir de 1999, e o livro “CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia”. É doutor em artes pela ECA/USP e, atualmente, desenvolve pesquisa de pós doutorado no Instituto de Artes da UNESP.

Silvia Laurentiz

Professora do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Realidades – das Realidades Tangíveis às Realidades Ontológicas”. Artista multimídia com trabalhos em realidade virtual, aumentada, ambientes interativos, multimídia e web art. 

Dossiê PORTO ARTE de Web Arte

16 March 2011 | Referências, textos, web arte | Comments Off

A Revista PORTO ARTE do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em seu número 28, discute questões em torno da WEB ARTE, em um dossiê especial.  O número apresenta artigos de diversos pesquisadores do tema como: Gilbertto Prado, Silvia Laurentiz, Christine Mello e Maria Amélia Bulhões. Há também um texto meu, chamado “Reflexões sobre a web arte em novos contextos”.

Acesse: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/index .

 

 

Essa tal web arte!

21 December 2008 | web arte | Comments Off

Uma matéria publicada na versão impressa da Revista E do SESC-SP, neste mês de dezembro,aborda a web arte – trazendo alguns conceitos, histórico e trabalhos deste universo (incluindo alguns comentários meus sobre a produção artística na rede) – especialmente em virtude da realização do F.A.q. 2 – Sincretismo dos Sentidos, acontecido no início do mês.

Na rede, a máteria pode ser lida através do link:
Revista E – SESC-SP nº 139 – Essa tal web arte

 

 

Novo texto no WEB ARTE NO BRASIL

14 August 2008 | Web, web arte | Comments Off

 

  

Não é exatamente um texto novo, afinal, foi produzido em 2005, por ocasião da exposição Cinético_Digital, realizada no Itaú Cultural, em São Paulo. É um artigo que trata da aparição de trabalhos que lidam com a web arte de outros modos além de sites. Agora disponível no site Web Arte no Brasil:

Ainda web arte: um consciente coletivo

 

 

 

Novo no WAB: youTAG

22 July 2008 | web arte | Comments Off

 

  

Mais um site incluído recentemente no Web Arte no Brasil: YouTAG. Este trabalho de Lucas Bambozzi faz parte da exposição Emoção Art.Ficial 4.0, exibida no Itaú Cultural, em São Paulo.

 

Lucas Bambozzi
youTAG
2008

O artista propõe um sistema indexador de vídeo em que a autoria está resumida a “tags” – as palavras-chaves que determinam valores dos conteúdos presentes na rede. O sistema realiza uma interessante apropriação de conteúdos já existentes na rede – nos vários repositórios como YouTube (de onde o título emerge) – enviando aos visitantes um “remix” de diversas partes. Há uma discussão interessante que pode envolver a autoria, a prática de apropriação dos VJs e a transformação da vida digital em um amontoado de “tags” que mesmo reunidos correm o risco de não ter qualquer sentido. Para participar, é necessário inserir uma conta de e-mail válida.

Tecnologias envolvidas: Programação em PHP, vídeos
Data da visita: 16/07/2008
http://www.youtag.org/
 

Para ver mais trabalhos e textos sobre web arte acesse: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil .

Fabio FON.

 

 

Novo no WAB: Vendogratuitamente.com

19 July 2008 | Web, web arte | Comments Off

 

  

Nestes dias, tenho realizado algumas atualizações no site Web Arte no Brasil, com novos trabalhos e correção de falhas de atualizações anteriores. Bem, entre as novidades lá presentes está o trabalho Vendogratuitamente.com de Agnus Valente, que realiza uma interessante intervenção poética na rede Internet. Segue a  rápida resenha abaixo.

AGNUS VALENTE
Vendogratuitamente.com
2006

O endereço Internet deste trabalho já traz uma curiosa relação inicialmente paradoxal: como “vender gratuitamente”? Mas, olhe só: “vendo” também pode ser o ato de “ver”, ou seja, o ato de ver gratuitamente! O autor resolve então fazer uma espécie de intervenção artística nas ferramentas de busca da rede, relacionando o seu site justamente à prática comercial em épocas de grande apelo, como o Dia das Mães e as festas de final de ano. Ao procurar por palavras como “compras”, “cartão de crédito” ou “preço”, o site artístico era indicado. Certamente é um convite para internautas que pouco imaginam o real sentido da ação. Ao acessar o link do Vendogratuitamente.com, o visitante irá encontrar trabalhos de Julio Plaza, Carmela Gross, Antoni Muntadas, Regina Silveira, Nardo Germano e do próprio Agnus Valente. São trabalhos que flertam justamente com a poesia visual, que podemos aqui ver sem pagar nada, felizmente.

Tecnologias e ações envolvidas: Shockwave Flash, Intervenção artística;
Data da visita: 17/07/2008
http://www.vendogratuitamente.com/

 

Para ver mais trabalhos e textos sobre web arte acesse: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil .

Fabio FON.