Arquivos sob  "web arte" (RSS)

Mostra WebArte.BR no SESC Jundiaí

19 abril 2015 | web arte | No Responses

webarte sescjundiai
Desde ontem, 18 de abril de 2015, está disponível em http://webartebr.net a mostra WebArte.BR: Experiências artísticas brasileiras na Internet. Trata-se de uma seleção de dez trabalhos brasileiros de web arte sob a curadoria de Fabio FON. Os artistas participantes são: Celso Reeks e Thiago Boud’hors, Lucia Leão, Andrei Thomaz, Rachelmauricio Castro, Marília Coelho e Bruno Kurru, Tina Velho, Lucas Bambozzi. O site da mostra estará disponível até março de 2016 e foi desenvolvido pela Mandelbrot. Segue o texto de apresentação:

Em regra, artistas buscam os meios mais significativos em sua época para criar. Ora, no tempo presente não seria diferente: desde os anos 1990, vários artistas optam pela Internet como meio para suas criações como um reflexo daquilo que a rede significa na atualidade. Como pensar a comunicação entre as pessoas ou a economia e os negócios em escala globalizada sem a Internet hoje? Mas, esse engajamento dos artistas aos domínios da web é bastante singular: muitos destes criadores não estão a fim de seguir o uso trivial da rede; mais exatamente, não estão conectados para simplesmente divulgar arte de outros meios, mas para proporcionar experiências artísticas apropriadas para a web. São obras de arte criadas para a Internet, ou se preferir, web arte! Dentro deste contexto, esta mostra traz dez trabalhos de web arte, todos eles criados por artistas brasileiros, nos quais uma linguagem concisa predomina. Este recorte brasileiro permite nos aproximarmos com menos reservas aos trabalhos apresentados, ao mesmo tempo em que se constitui como um brevíssimo panorama dos diferentes caminhos deste tipo de criação no Brasil.

Fabio FON
Curador da mostra WebArte.BR
http://webartebr.net

 

Web Arte na Bienal Internacional de Curitiba

9 setembro 2013 | artes visuais, web arte | Comentários desativados

Seleção de trabalhos presentes na Bienal Internacional de Curitiba, sob a curadoria da Profa. Dra. Maria Amélia Bulhões (UFRGS) até o dia 01 de dezembro: http://www.webarte.bienaldecuritiba.com.br/. Entre os destaques estão trabalhos célebres de artistas brasileiros, argentinos e norte-americanos.

 

 

Dois novos textos sobre web arte

28 setembro 2012 | textos, web arte | Comentários desativados

Como parte da atual pesquisa “Mimetismo: estratégia relacional em arte e tecnologia”, dois novos textos tratando das relações da web arte com a criação de espaços ambíguos na rede Internet acabam de ser publicados nos anais de dois importantes eventos da área de Artes: O FAKE NA WEB ARTE: INCURSÕES MIMÉTICAS NA PRODUÇÃO EM ARTE E TECNOLOGIA NA REDE INTERNET, publicado nos anais da 21º Encontro Nacional da ANPAP e EMPRESAS QUE NÃO QUEREM FAZER NEGÓCIOS: SUPERFICÇÕES CORPORATIVAS NA WEB ARTE, publicado nos anais do 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia – #11ART. A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

 

Dois novos sites em Web Arte no Brasil

20 agosto 2012 | Web, web arte | Comentários desativados

Dois novos sites estão presentes na pesquisa Web Arte no Brasil: Imaterial.net de Marília Coelho e Bruno Kurru e Tabuletas de Jackson Marinho e Fernando Aquino. Ambas as produções são do ano de 2011.
Acesse: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil.

 

 

Netscópio, repositório de arte na rede

1 maio 2012 | web arte | Comentários desativados

Netscópio é um projeto destinado a preservar os trabalhos artísticos desenvolvidos para a rede Internet, uma espécie de museu “imaterial”. É uma iniciativa que envolve armazenamento e catalogação de diversos trabalhos, com maior destaque a trabalhos de artistas ibero-americanos. Netscópio possui diversas mostras disponíveis. A mais recente é “Intrusones”.

Para acessar: http://netescopio.meiac.es/ .

 

 

 

Web Arte na Campus Party 2012

8 fevereiro 2012 | Eu!, eventos, web arte | Comentários desativados

Nesta sexta-feira, dia 10/02, acontecerá na Campus Party Brasil 2012 a mesa redonda Experimentações Artísticas em Rede. A mesa faz parte das atividades da área de Artes Digitais no mega evento que acontece no Anhembi, em São Paulo. Estarei participando juntamente com os pesquisadores e professores da ECA-USP, Gilbertto Prado e Silvia Laurentiz.

Veja informações sobre a mesa na área de ARTES DIGITAIS da Campus Party. O acesso é restrito aos inscritos nas palestras do evento.

Experimentações artísticas em rede

Estética e interatividade: o usuário modifica o conteúdo do trabalho em tempo real e o transforma pela sua participação. Ao criar um trabalho de arte em rede, o objetivo é estabelecer relações com a sensibilidade do internauta, tornando a navegação uma experiência diferente. Conheça um pouco mais sobre esta forma de arte.

Participantes

Gilbertto Prado

Artista multimídia, professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA – USP. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Trabalha com arte em rede e instalações interativas, é coordenador do Grupo Poéticas Digitais.

Fábio Oliveira Nunes

Artista, designer digital e pesquisador em Arte e Tecnologia. Atuando, entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Dos seus estudos, destacam-se: web arte no Brasil, realizado a partir de 1999, e o livro “CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia”. É doutor em artes pela ECA/USP e, atualmente, desenvolve pesquisa de pós doutorado no Instituto de Artes da UNESP.

Silvia Laurentiz

Professora do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Realidades – das Realidades Tangíveis às Realidades Ontológicas”. Artista multimídia com trabalhos em realidade virtual, aumentada, ambientes interativos, multimídia e web art. 

Dossiê PORTO ARTE de Web Arte

16 março 2011 | Referências, textos, web arte | Comentários desativados

A Revista PORTO ARTE do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em seu número 28, discute questões em torno da WEB ARTE, em um dossiê especial.  O número apresenta artigos de diversos pesquisadores do tema como: Gilbertto Prado, Silvia Laurentiz, Christine Mello e Maria Amélia Bulhões. Há também um texto meu, chamado “Reflexões sobre a web arte em novos contextos”.

Acesse: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/index .

 

 

Essa tal web arte!

21 dezembro 2008 | web arte | Comentários desativados

Uma matéria publicada na versão impressa da Revista E do SESC-SP, neste mês de dezembro,aborda a web arte – trazendo alguns conceitos, histórico e trabalhos deste universo (incluindo alguns comentários meus sobre a produção artística na rede) – especialmente em virtude da realização do F.A.q. 2 – Sincretismo dos Sentidos, acontecido no início do mês.

Na rede, a máteria pode ser lida através do link:
Revista E – SESC-SP nº 139 – Essa tal web arte

 

 

Novo texto no WEB ARTE NO BRASIL

14 agosto 2008 | Web, web arte | Comentários desativados

 

  

Não é exatamente um texto novo, afinal, foi produzido em 2005, por ocasião da exposição Cinético_Digital, realizada no Itaú Cultural, em São Paulo. É um artigo que trata da aparição de trabalhos que lidam com a web arte de outros modos além de sites. Agora disponível no site Web Arte no Brasil:

Ainda web arte: um consciente coletivo

 

 

 

Novo no WAB: youTAG

22 julho 2008 | web arte | Comentários desativados

 

  

Mais um site incluído recentemente no Web Arte no Brasil: YouTAG. Este trabalho de Lucas Bambozzi faz parte da exposição Emoção Art.Ficial 4.0, exibida no Itaú Cultural, em São Paulo.

 

Lucas Bambozzi
youTAG
2008

O artista propõe um sistema indexador de vídeo em que a autoria está resumida a “tags” – as palavras-chaves que determinam valores dos conteúdos presentes na rede. O sistema realiza uma interessante apropriação de conteúdos já existentes na rede – nos vários repositórios como YouTube (de onde o título emerge) – enviando aos visitantes um “remix” de diversas partes. Há uma discussão interessante que pode envolver a autoria, a prática de apropriação dos VJs e a transformação da vida digital em um amontoado de “tags” que mesmo reunidos correm o risco de não ter qualquer sentido. Para participar, é necessário inserir uma conta de e-mail válida.

Tecnologias envolvidas: Programação em PHP, vídeos
Data da visita: 16/07/2008
http://www.youtag.org/
 

Para ver mais trabalhos e textos sobre web arte acesse: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil .

Fabio FON.