Arquivos sob  "Mixórdia" (RSS)

Vinicius Dantas e a expansão tecnológica do corpo

18 maio 2017 | Mixórdia | Comentários desativados em Vinicius Dantas e a expansão tecnológica do corpo

O designer-artista brasileiro Vinicius Dantas, tem atuado nas relações entre corpo e tecnologia com a realização de obras que explicitam dimensões corpóreas e das possíveis contaminações arte-tecnológicas sobre estes processos. Neste texto, apontaremos algumas reflexões sobre três criações – Quintestigma, Saudades e BafoGanesh – considerando possibilidades de ampliação do corpo pela tecnologia.

Texto na íntegra publicado na seção Cibercultura do Musa Rara:
http://www.musarara.com.br/a-expansao-tecnologica-do-corpo

 

 

Por uma linguagem algorítmica: Andrei Thomaz

13 dezembro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Por uma linguagem algorítmica: Andrei Thomaz

O artista multimídia brasileiro Andrei Thomaz tem criado obras digitais que evidenciam uma linguagem algorítmica, envolvendo a noção de programa na experiência em cada trabalho. Neste texto são apresentadas produções do artista que explicitam dinâmicas temporais a partir da ação dos algoritmos criados.

Confira o artigo publicado no site Musa Rara:

http://www.musarara.com.br/por-uma-linguagem-algoritmica

 

Livro Mentira de Artista em breve!

10 agosto 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Livro Mentira de Artista em breve!

O novo livro de Fabio FON está chegando: Mentira de Artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo, realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo será lançado no segundo semestre de 2016, em São Paulo. Mais sobre a publicação em: http://mentiradeartista.fabiofon.com .

 

 

Autômatos Poéticos: novo vídeo

23 julho 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Autômatos Poéticos: novo vídeo

Novo vídeo com trabalhos e depoimentos dos participantes do workshop-laboratório do Projeto Autômatos Poéticos, realizado no primeiro semestre de 2016 na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, sob a coordenação de Soraya Braz e Fabio FON.
O site do projeto é:
http://www.automatospoeticos.net .
Para conversar com os robôs criados no workshop:
http://www.automatospoeticos.net/casadasrosas .

 

 

Autômatos Poéticos em exibição

18 julho 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Autômatos Poéticos em exibição

Os experimentos poéticos desenvolvidos no Projeto Autômatos Poéticos, iniciativa coordenada por Soraya Braz e Fabio FON e realizada na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo, já estão sendo exibidos ao público através do site http://www.automatospoeticos.net/casadasrosas . Autômatos Poéticos propõe a realização de experimentos baseados em robôs de conversação – são obras de web arte que dão ‘vida’ a personagens criados pelos participantes do workshop do projeto. Até o dia 14 de agosto de 2016 também serão exibidos através de um totem multimídia no 1º andar da Casa das Rosas. Autômatos Poéticos tem o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Tractos em 4 diferentes regiões de SP

26 janeiro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Tractos em 4 diferentes regiões de SP

Neste vídeo, conheça com mais detalhes as regiões, os parceiros, os workshops e os mapas tátil-sonoro-interativos desenvolvidos em regiões limítrofes da Região Metropolitana de São Paulo (Embu das Artes (Pirajussara), Grajaú, Itaquera e Ilha do Bororé) no ano de 2015. Durante o ano passado, o Projeto Tractos, ação em arte e tecnologia coordenada pelos artistas Soraya Braz e Fabio FON, foi apoiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no âmbito do Edital n. 33/2014 – Projetos Especiais – Moda, Artesanato e Cultura Digital.

CTRL+ART+DEL no Mercado Livre

3 janeiro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em CTRL+ART+DEL no Mercado Livre

O livro “CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia” de Fabio Oliveira Nunes, Editora Perspectiva, está disponível no Mercado Livre a partir de R$ 36 + R$ 12 de frete via carta registrada para todo o Brasil. O livro foi lançado em 2010 e aborda diversos trabalhos de web arte, net arte, arte mídia, arte comunicação, performance, entre outras situações, tendo em vista a produção brasileira e internacional.  Alguns dos artistas referenciados são: Fred Forest, Steve Mann, Lucas Bambozzi, Critical Art Ensemble, Egdar Franco, Perry Hoberman, Giselle Beiguelman, Minerva Cuevas, Suzete Venturelli e Mario Maciel, entre outros. As reflexões partem também da própria produção do artista, em trabalhos como Freakpedia, Vislumbres Pós-humanos (ambos desenvolvidos conjutamente com o artista Edgar Franco) além de trabalhos anteriores como ONOS e Delay n.2 ou Retardo n.2. Clique AQUI  para acessar a página e adquirir o livro.

 

 

Mapa tátil-sonoro-interativo de Tractos na Ilha do Bororé

8 novembro 2015 | Mixórdia | Comentários desativados em Mapa tátil-sonoro-interativo de Tractos na Ilha do Bororé

exibeborore3

Como resultado da ação do Projeto Tractos (http://tractos.fabiofon.com) capitaneado por Fabio FON e Soraya Braz, no dia 24 de outubro de 2015 foi exibido o quarto mapa tátil-sonoro-interativo criado por participantes da ação no bairro da Ilha do Bororé, em São Paulo, capital. O workshop de realização do trabalho e a exibição aconteceram na Casa Ecoativa, hub de coletivos de artistas e ativistas da região. A Ilha do Bororé é uma região bastante singular da cidade, localizada às margens da represa Billings, sendo Área de Preservação Ambiental, ainda que localizada dentro dos limites da metrópole. O objetivo do Projeto Tractos é a criação de mapas tátil-sonoro-interativos coletivos em diferentes regiões fronteiriças de São Paulo, empregando a linguagem do desenho, a perspectiva das paisagens sonoras e tecnologias digitais que envolvem computação física. As ações possuem apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo.

 

 

Mapa tátil-sonoro-interativo do Projeto Tractos

9 agosto 2015 | Mixórdia | Comentários desativados em Mapa tátil-sonoro-interativo do Projeto Tractos

IMG_0935_menor

Como resultado da ação do Projeto Tractos (http://tractos.fabiofon.com) capitaneado por Fabio FON e Soraya Braz, no dia 02 de agosto de 2015 foi exibido o primeiro mapa tátil-sonoro-interativo criado por participantes da ação no bairro do Grajaú, extremo sul da capital paulista. O objetivo do Projeto Tractos é a criação de mapas tátil-sonoro-interativos coletivos em diferentes regiões fronteiriças de São Paulo, empregando a linguagem do desenho, a perspectiva das paisagens sonoras e tecnologias digitais que envolvem computação física. As ações possuem apoio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo.

 

Dois simpósios em Arte e Tecnologia na ANPAP2015

29 março 2015 | Mixórdia | Comentários desativados em Dois simpósios em Arte e Tecnologia na ANPAP2015

Com inscrições até o dia 30 de maio de 2015, o Encontro Anual da ANPAP – Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – conta esse ano com dois simpósios que abordam o universo da arte e tecnologia nas redes: As produções artísticas contemporâneas sistêmicas nas redes, simpósio coordenado por Edgar Franco (UFG), Fabio FON (UNESP) e Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP) e Poéticas tecnológicas em ambientes colaborativos e telemáticos, coordenado por Cleomar Rocha (UFG), Maria Luiza Fragoso (UFRJ) e Guto Nóbrega (UFRJ). O evento é um dos mais importantes encontros sobre a pesquisa de artes visuais no Brasil e acontecerá em setembro na cidade de Santa Maria, RS. Mais informações em: http://www.anpap.org.br .