Vinicius Dantas e a expansão tecnológica do corpo

18 maio 2017 | Mixórdia | Comentários desativados em Vinicius Dantas e a expansão tecnológica do corpo

O designer-artista brasileiro Vinicius Dantas, tem atuado nas relações entre corpo e tecnologia com a realização de obras que explicitam dimensões corpóreas e das possíveis contaminações arte-tecnológicas sobre estes processos. Neste texto, apontaremos algumas reflexões sobre três criações – Quintestigma, Saudades e BafoGanesh – considerando possibilidades de ampliação do corpo pela tecnologia.

Texto na íntegra publicado na seção Cibercultura do Musa Rara:
http://www.musarara.com.br/a-expansao-tecnologica-do-corpo

 

 

Mentira de artista grátis para baixar

5 março 2017 | textos | Comentários desativados em Mentira de artista grátis para baixar

O livro Mentira de artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo de Fabio FON (Fabio Oliveira Nunes), lançado em 2016, está disponível para download em formato PDF através do site do livro: http://mentiradeartista.fabiofon.com . O projeto do livro tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

Por uma linguagem algorítmica: Andrei Thomaz

13 dezembro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Por uma linguagem algorítmica: Andrei Thomaz

O artista multimídia brasileiro Andrei Thomaz tem criado obras digitais que evidenciam uma linguagem algorítmica, envolvendo a noção de programa na experiência em cada trabalho. Neste texto são apresentadas produções do artista que explicitam dinâmicas temporais a partir da ação dos algoritmos criados.

Confira o artigo publicado no site Musa Rara:

http://www.musarara.com.br/por-uma-linguagem-algoritmica

 

Livro Mentira de Artista em breve!

10 agosto 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Livro Mentira de Artista em breve!

O novo livro de Fabio FON está chegando: Mentira de Artista: arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo, realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo será lançado no segundo semestre de 2016, em São Paulo. Mais sobre a publicação em: http://mentiradeartista.fabiofon.com .

 

 

Autômatos Poéticos: novo vídeo

23 julho 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Autômatos Poéticos: novo vídeo

Novo vídeo com trabalhos e depoimentos dos participantes do workshop-laboratório do Projeto Autômatos Poéticos, realizado no primeiro semestre de 2016 na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, sob a coordenação de Soraya Braz e Fabio FON.
O site do projeto é:
http://www.automatospoeticos.net .
Para conversar com os robôs criados no workshop:
http://www.automatospoeticos.net/casadasrosas .

 

 

Autômatos Poéticos em exibição

18 julho 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Autômatos Poéticos em exibição

Os experimentos poéticos desenvolvidos no Projeto Autômatos Poéticos, iniciativa coordenada por Soraya Braz e Fabio FON e realizada na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo, já estão sendo exibidos ao público através do site http://www.automatospoeticos.net/casadasrosas . Autômatos Poéticos propõe a realização de experimentos baseados em robôs de conversação – são obras de web arte que dão ‘vida’ a personagens criados pelos participantes do workshop do projeto. Até o dia 14 de agosto de 2016 também serão exibidos através de um totem multimídia no 1º andar da Casa das Rosas. Autômatos Poéticos tem o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Autômatos Poéticos na Casa das Rosas em 15/03

19 fevereiro 2016 | eventos | Comentários desativados em Autômatos Poéticos na Casa das Rosas em 15/03

casadasrosas

Dia 15 de março de 2016, terça-feira, às 16h, acontece a aula aberta “E se meu leitor batesse um papo com minhas criações?” na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Este evento será uma introdução ao workshop Autômatos Poéticos, ministrado por Fabio FON e Soraya Braz, a acontecer em abril. A aula aberta apresentará uma introdução ao curso, trazendo algumas possibilidades de experimentos digitais utilizando ferramentas para criar robôs de conversação. Estes robôs são capazes de simular uma conversa por texto, tal como humanos em um bate-papo virtual via Internet. Estas criações digitais podem dar uma nova dimensão a personagens, personas e outros experimentos, quando estes passam a dialogar diretamente com seus leitores, estando em jogo o desafio de criar uma escrita fundamentalmente associativa e multilinear. Saiba mais acessando: http://www.automatospoeticos.net .

O projeto Autômatos Poéticos possui apoio do Edital PROAC n. 29/2015 – Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura fica na Av.Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo.

 

 

Tractos em 4 diferentes regiões de SP

26 janeiro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em Tractos em 4 diferentes regiões de SP

Neste vídeo, conheça com mais detalhes as regiões, os parceiros, os workshops e os mapas tátil-sonoro-interativos desenvolvidos em regiões limítrofes da Região Metropolitana de São Paulo (Embu das Artes (Pirajussara), Grajaú, Itaquera e Ilha do Bororé) no ano de 2015. Durante o ano passado, o Projeto Tractos, ação em arte e tecnologia coordenada pelos artistas Soraya Braz e Fabio FON, foi apoiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no âmbito do Edital n. 33/2014 – Projetos Especiais – Moda, Artesanato e Cultura Digital.

Tractos na Revista da Cultura

22 janeiro 2016 | Eu!, Referências | Comentários desativados em Tractos na Revista da Cultura

revistadacultura_low

Neste mês, a Edição 102 da Revista da Cultura, publicação distribuída gratuitamente nas lojas da Livraria Cultura, indica o Projeto Tractos, de Fabio FON e Soraya Braz, junto a outras iniciativas “que trazem novos significados para a arte contemporânea, colocando o espectador no cerne da ação interativa”. A edição pode ser acessada na web: http://www.livrariacultura.com.br/revistadacultura/edc102 .

 

CTRL+ART+DEL no Mercado Livre

3 janeiro 2016 | Mixórdia | Comentários desativados em CTRL+ART+DEL no Mercado Livre

O livro “CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia” de Fabio Oliveira Nunes, Editora Perspectiva, está disponível no Mercado Livre a partir de R$ 36 + R$ 12 de frete via carta registrada para todo o Brasil. O livro foi lançado em 2010 e aborda diversos trabalhos de web arte, net arte, arte mídia, arte comunicação, performance, entre outras situações, tendo em vista a produção brasileira e internacional.  Alguns dos artistas referenciados são: Fred Forest, Steve Mann, Lucas Bambozzi, Critical Art Ensemble, Egdar Franco, Perry Hoberman, Giselle Beiguelman, Minerva Cuevas, Suzete Venturelli e Mario Maciel, entre outros. As reflexões partem também da própria produção do artista, em trabalhos como Freakpedia, Vislumbres Pós-humanos (ambos desenvolvidos conjutamente com o artista Edgar Franco) além de trabalhos anteriores como ONOS e Delay n.2 ou Retardo n.2. Clique AQUI  para acessar a página e adquirir o livro.